A Revelação de Deus ( Geral e Especial)

Formação Cristã - Igreja Palavra da Verdade


Apostila 2 para Classe de Catecúmenos


              A Revelação de Deus 


“Sendo os seres humanos finitos e Deus, infinito, não podemos conhecer a Deus, a menos que ele se revele para nós”.   Millard J. Erickson

Baseados nesta afirmação supracitada temos então que estudar nesta lição quais os meios e de que forma Deus se revela ao homem. É inegável para nós Cristãos que a Bíblia é nossa revelação única, mas ao longo da história da humanidade será que Deus tem se revelado de outras formas aos homens?

Revelar é fazer conhecer, veremos então as formas de Revelação e a eficácia de cada uma delas. Podemos dividir a Revelação em duas fases, a Revelação Geral e a Revelação Especial.


Revelação Geral


É quando Deus comunica a respeito de si mesmo a todas as pessoas de todos os tempos e em todos os lugares. É assim denominada por conta que é uma revelação disponível a todos os homens. A revelação geral pode ser interpretada como a automanifestação de Deus através da natureza, da história e da personalidade do homem.


Natureza


Através do mundo criado por Deus podemos perceber sua existência, seus atributos, sua grandeza e seu poder. É visível na natureza a existência de um ser inteligente por tras de toda complexidade da criação. Sm 19:1; Rm 1:20;


História


Esta é a percepção que Deus está atuando na história dirigindo o curso dos acontecimentos para atingir seus alvos. Um grande exemplo disso é a preservação do povo Judeu, que apesar de inúmeros cativeiros, guerras, perseguições e até mesmo após o holocausto ainda permanecem vivos. Outro exemplo disso é o próprio Jesus que entra na história e hoje nosso calendário é dividido em antes e depois de Cristo.


Homem


Ao olhar para o homem e ver a complexidade com que foi fisicamente formado, sua capacidade de raciocínio que é única entre as criaturas e suas qualidades morais podemos ver nisso a obra e os atributos de Deus.

A moralidade inata a todo ser humano, o senso de certo e errado demonstram algo divino no homem. Além disso a religião também é um fator que demonstra a revelação geral, pois todas as civilizações e culturas antigas nasceram baseadas em uma crença de uma realidade espiritual superior, isso por si só demonstra que dentro do homem há uma convicção da existência de Deus, embora muitas vezes não saiba como buscá-lo.


Revelação Especial


De uma forma simples de explicar foi quando Deus se manifestou de uma forma particular ou específica usando um indivíduo como canal de comunicação para com a humanidade. Hoje temos acesso a esta revelação pela Bíblia Sagrada.

A revelação especial chegou a nós através dos profetas e apóstolos em seus escritos, esta revelação especial pode fazer pelo homem o que a revelação geral não consegue fazer, dar ao homem uma dimensão da realidade espiritual, fazer com que o homem tenha um relacionamento com seu criador e que encontre a vida eterna nele.


Porque  a Revelação Especial é necessária?


No Éden os homens perderam a comunhão, a visão e o relacionamento que tinham com Deus. Encontraram o pecado e caíram da graça. A queda fez com que os homens perdessem a visão que agora Deus nos abre os olhos com a revelação especial ainda que como um espelho, pois só teremos a dimensão completa no mundo por vir( 1Cor 13:12).


Quais os meios da Revelação Especial?


Histórico


Através da história temos visto o chamado pessoal de Deus a indivíduos de forma que Deus se faz conhecer e que através deste chamado Deus interveio nos acontecimentos históricos. Um grande exemplo disso é o chamado de Abraão que se torna o pai da nação Israelita, Moisés que foi chamado para livrar o povo do Egito, José que se tornou governador salvando a descendência de seu pai da grande fome que se abateu sobre a terra naqueles dias e muitos outros exemplos.


Discurso Divino


A palavra do Senhor antes de ser escrita foi proferida ou falada por seus profetas. No Antigo Testamento é comum vermos a declaração “veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo...” ( Jr 18:1; Ez 12:1; Os1:1). No Novo Testamento não vemos mais este tipo de manifestação, entretanto vemos Deus falando através de sonho, visão ou anjo. Vemos também Deus utilizando-se dos apóstolos para trazer a revelação escrita, o Novo Testamento.


Encarnação


A vida e o discurso de Jesus eram uma revelação especial, uma revelação viva, a mais proeminente de todas pois Jesus é o próprio Deus. A escritura afirma que Deus falou em seu filho ( Hb 1:1,2;)


Eficácia e diferença entre cada Revelação


A Revelação Geral mostra ao ser humano que existe um ser superior, a Especial diz qual é o seu nome. A geral mostra o seu poder, a especial nos mostra todos os seus atributos. A geral é inata ao homem e não pode salvá-lo, a especial é adquirida e por ela encontra-se a salvação. A Revelação geral nos dá uma fé natural e nos faz crer que existe um criador, já a revelação especial gera no homem uma fé sobrenatural e vemos em Deus nosso redentor.


A Revelação Escrita


A revelação especial pôde ser anotada, fazendo assim um registro histórico em forma escrita. Este registro foi feito de uma forma progressiva, unindo manuscrito a manuscrito até encerrar aquilo que chamamos de conon, que são os livros reconhecidos como escrituras sagradas. Hoje deve-se ter o entendimento de que o cânon está fechado, ou seja, encerrou em Apocalipse. Não haverá mais revelação especial além da que já está na Bíblia. Tendo isto em mente não seremos induzidos por nenhuma heresia, pois elas tentam ir além das escrituras ou trazer um novo significado ao que está escrito. Por esta razão se torna tão importante para o cristão aprender quais as doutrinas fundamentais do evangelho, pois só assim não será enganado por qualquer vento de doutrina ( Ef 4:14; 1Pe 2:2).

Pr. Ross



Comentários