O que é ser Vitorioso de Acordo com a Bíblia?

O Ser Vitorioso


Muitos tem como vitoriosas pessoas que alcançaram méritos diante da sociedade em que vivem, outros se acham vitoriosos porque alcançaram bons cargos,muitos recursos financeiros ou carros de luxo. Vemos a todo tempo líderes mostrando suas realizações financeiras, mostrando ao povo um modelo do que seria ser abençoado, próspero e vitorioso. Tais líderes deixam o evangelho de lado e buscam em suas falsas interpretações fomentar a cobiça no meio do povo. Alimentar o desejo desenfreado pela prosperidade financeira e pela ascensão social é a única forma de manter os seus patrocinadores, ao qual eles costumam chamar de ovelhas ou discípulos.

Ovelhas sim, mas que apenas lhes fornecem a gordura e lã que lhe são muito caras. A Palavra já deixa claro que tais homens se alimentam das ovelhas, mas não as apascentam. Discípulos eu não os chamaria, pois os que seguem essas pessoas aprendem e reproduzem os mesmos erros, porém muitos que reproduzem as falácias e heresias nem mesmo se dão conta de que estão sendo manipulados e imaginam que um dia chegarão ao nível de seus líderes, pensam em ser “vitoriosos” como seus mestres o são. 

Entretanto se nós medimos o ser vitorioso pelo acúmulo de bens e pela quantidade de pessoas que nos seguem, cairemos num grave erro, e chamaremos Cristo de derrotado. Quando ele mesmo afirmou que não tinha onde reclinar a cabeça ( Mt 8.20), e quando da crucificação apenas um discípulo o seguiu até a morte (Jo 19.26).

Hoje o Cristo ressurreto habita nas mansões celestiais e possui muitos seguidores, mas o Cristo crucificado apenas um. Entretanto são a mesma pessoa, mas em momentos diferentes. E é preciso dizer que em ambos os momentos ele foi vitorioso. Na Cruz foi vitorioso ao resistir cumprindo fielmente toda a vontade do Pai e na ressurreição venceu a morte triunfando em glória.

Você não é vitorioso quando possui muitos bens ou está rodeado de muitas pessoas, você é realmente vitorioso quando tem a rica presença de Deus na sua vida e anda fazendo a vontade dele. É preciso remover do meio do povo de Deus com urgência esse pensamento triunfalista que tira o nosso foco do Deus Altíssimo e coloca nossos olhos em bens materiais, desvirtuando a mensagem do evangelho. Essa falsa pregação é uma tentativa de seguir a Deus e a Mamom ao mesmo tempo e bem sabemos que não é possível servir a dois senhores ( Mt 6.24).

Olhando para 1Samuel 17.57 e vendo o jovem Davi triunfante vindo em direção a comitiva do rei Saul com a cabeça do gigante em suas mãos para entregar ao rei e receber o prêmio da vitória podemos incorrer no erro de achar que aquele momento fez de Davi um vitorioso, mas é um engano pensar assim, se repararmos bem ele se torna vitorioso bem antes, no capítulo 16 verso 13 quando é ungido e se torna cheio da presença de Deus. Daquele dia em diante ele recebe a capacidade de vencer o urso e o leão, e embora ninguém tivesse olhando para poder aplaudi-lo por isso ele obteve vitórias. No mesmo capítulo vemos aquele pastorzinho das ovelhas de seu pai ser chamado pelo rei da sua nação para tocar harpa expelindo o espirito mal de Saul. Olhando esse quadro temos aí uma boa pergunta: Quem era realmente vitorioso o pobre pastor de ovelhas ou o rico rei que para ter um pouco de paz intimou o jovem músico para sua casa? Observando esta passagem de forma mais panorâmica passamos a enxergar as coisas de uma forma que se diferencia de certos líderes. Passamos a compreender que o ser vitorioso vai muito além de conquistas visíveis. Na vida passamos por diversos momentos e não se pode dizer que uma pessoa não é vitoriosa por estar passando por um momento de  turbulência na vida, mas a forma que alguém passa por esses momentos difíceis é que faz dela um vencedor ou não. Quando a pessoa tem uma fé genuína em Deus ela sabe que mesmo nesses momentos ela não está só. O Salmo 23 escrito por Davi nos mostra que ele tinha essa consciência. Quando ele no mesmo salmo nos fala do pastor que nos guia aos pastos verdejantes e às águas tranquilas, mas também diz que mesmo que se passasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum. A vitória e a paz de um cristão está dentro dele e não em coisas externas, é a convicção da presença do pai na sua vida, é a certeza da sua salvação e de gozar de um grande privilégio que é ser filho de Deus.

Quando falamos hoje que alguém venceu na vida o que temos em mente é que a pessoa conseguiu fazer uma faculdade, ou que se deu bem nos negócios, mas é preciso compreender que esse é um conceito humano, biblicamente o significado da palavra vencer é bem diferente disso. No AT as palavra vencer, vitória e vencedor geralmente estão ligadas ao ato de guerras e batalhas físicas. Já no NT estas palavras estão geralmente ligadas a salvação e a vitória sobre o pecado, mas não vemos na graça essas palavras ligadas a vitória financeira nem a sucesso na carreira profissional ou algo do tipo. O que nos leva a pensar como alguns pregadores levam a este sentido, sem dúvidas não é se utilizando de uma exegese correta do texto. 

Podemos citar alguns exemplos como em 1 Coríntios 15.54-57 onde se repete a palavra vitória por três vezes. Nesse contexto o Ap. Paulo nos fala da nossa glorificação, e a vitória do povo de Deus neste capítulo será quando a morte, o pecado e o inferno serão definitivamente derrotados em nossas vidas. O nosso corpo será incorruptível, não mais sofrendo com estes males. Quando no versículo 57 diz que Deus nos dá a vitória é preciso compreender a luz do contexto, para não incorrer no erro de muitos pregadores, que se utilizam deste versículo para justificar todos os tipos de vitórias, quando a vitória aqui tratada é o último estágio da nossa salvação, a glorificação.

Outro texto do NT que fala de vitória é 1 João 5.4 e é bastante claro em dizer que a vitória aqui é sobre o mundo, mas muitas interpretações podem ser feitas sobre o que é vencer o mundo, se não observar o contexto. Lendo do verso 1 ao 5 facilmente se vê que vencer o mundo nesse contexto é obedecer os mandamentos e crer em Jesus Cristo. É uma interpretação tão simples que é difícil crer que alguém pregue esse texto de outra forma, mas por incrível que pareça é o que acontece em alguns círculos evangélicos.

Em Romanos 8.37 diz que “em todas estas coisas somos mais que vencedores”. O termo mais que vencedor vem sendo usado indiscriminadamente para todo e qualquer tipo de vitória, mas note que o texto não diz “em todas as coisas”, mas diz “em todas estas coisas”. Isso faz toda a diferença, pois o termo em questão nos aponta para algo que já foi falado anteriormente no próprio capítulo. No versículo 33 somos mais que vencedores diante dos acusadores. No 34 diante das condenações. No 35 diante das coisas que tentam nos separar de Cristo, a tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada. Observe que não estamos livres de passar estas situações, mas somos mais que vencedores por superar estas tormentas na vida. O versículo 36 diz que por amor a Ele somos entregues todos os dias, ou seja, o sofrimento é parte da vida cristã, mas também é parte da nossa vida encararmos tais acontecimentos com mais naturalidade, buscando superá-los e não estagnar neles com murmurações que não nos levaram a lugar algum. O Evangelho manco amputa esta verdade em afirmar que o sofrimento que passamos é desnecessário, que não precisamos mais sofrer, que Jesus já resolveu todos os nossos problemas e que basta tomarmos posse. É claro que uma simples leitura da Bíblia já será suficiente para derrubar tal ensino, mas infelizmente o povo não tem lido a palavra e por isto tem sido enganado por falsos líderes.

Outros exemplos a mais poderiam ser citados, mas creio que a partir destes já podemos ter uma ideia de como desmontar um falso ensino que se diz fundamentar-se nas escrituras, mas que na verdade retira versículos do seu devido contexto. Por mais versículos que eles possam utilizar lembre-se sempre de analisar um a um no seu devido capitulo e veja o que realmente está sendo dito. Ao examinar os textos acima também percebemos na verdade o que é ser vitorioso, o que é ser um cristão vencedor. O cristão vencedor é aquele que mesmo em meio a dificuldades, perseguições e acusações prossegue obedecendo a palavra e adorando a Jesus mesmo que isto lhe custe a vida. Nós somos mais que vencedores não porque vencemos batalhas, mas porque mesmo que possamos perder alguma batalha a nossa vitória nesta guerra já foi decretada na eternidade pelo nosso Deus que é único e soberano. Somos mais que vencedores porque o verdadeiro vencedor está conosco e se ele é por nós quem será contra nós ( Rm 8.31).

Pr. Ross































Comentários