Pastores podem perdoar Pecados?


Talvez lhe pareça uma pergunta muito boba, mas a verdade é que alguns pastores e os padres católicos aderem a esta doutrina onde um sacerdote seria capaz de perdoar pecados. Mas seria isso verdade? Jesus deu autoridade para perdoarmos pecados?

Certa igreja que frequentei o pastor usava duas frases Bíblicas para comprovar que ele tinha essa tal autoridade e que ele estava naquele momento perdoando pecados. Ele dizia: "Vocês já estão limpos pela palavra que eu tenho falado", baseado em João 15.3. E também colocava as mãos sobre a cabeça das pessoas e dizia: "perdoados estão os teus pecados" baseado em Marcos 2.5.

Eu não tenho dúvidas que a palavra de Deus limpa o homem. No contexto de João 15 essa poda é uma limpeza que a palavra faz dentro de nós tirando as sujeiras e pecados que nos atrapalham de dar frutos. Ele nos limpa para que possamos dar mais fruto ainda. Definitivamente esse versículo não está nos dando autoridade para perdoar os pecados de ninguém.

Já em Marcos 2.5 alguém pode dizer que Jesus ali estava nos ensinando a fazer o mesmo que ele. Afinal ele disse que faremos obras maiores que ele. Não meus irmãos, é preciso entender a passagem, o contexto imediato e o contexto remoto. Não podemos fazer uma doutrina com apenas um versículo.

Na passagem em questão quando Jesus disse para o paralítico " perdoados estão os teus pecados"; observe que os escribas arrazoavam entre si dizendo que Jesus estava blasfemando. A verdade é que os escribas não estavam totalmente errados, pois eles entendiam através do seu conhecimento das escrituras que só quem poderia perdoar pecados era Deus. A questão é que eles não sabiam que estavam diante do Deus encarnado, o filho, a segunda pessoa da trindade. Entendeu? Jesus não estava ali querendo vencer um debate com os escribas, mas estava dando provas para todos de que ele é Deus. Os escribas estavam certos de que só Deus poderia perdoar pecados, eles só estavam errados sobre a pessoa de Jesus.

Observando um contexto mais remoto podemos citar a primeira epístola de João que diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."( 1 Jo 1.9).

Não temos em toda a escritura menção de que Jesus transferiu esse poder para nós. Se alguém quer ser perdoado ela tem acesso ao pai em nome de Jesus e pode ir a ele confessar os seus pecados, ou seja admitir que pecou e alcançar o perdão.

Por fim devo lhe dizer que clamar para si tal autoridade configuraria sim em blasfêmia. Nós não temos tal autoridade e estaríamos nos comparando a Deus. Não caia nessa meu amigo, Deus não divide a glória dele com ninguém, muito menos comigo e com você. Não podemos requerer para nós algo que pertence ao Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja ao nosso Deus.


19.12.19

Pr. Ross


Discorda? Então comenta. Concorda? Então acrescenta nos comentários.




Comentários