Porque o Falso Evangelho é Atraente?


"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (Gálatas 1.8-9)

O apóstolo Paulo no seu tempo já teve que lhe dar e combater falsos mestres e falsos profetas que pregavam de forma deturpada e conseguiam atrair a muitos, até mesmo aqueles que já tinham se convertido a fé cristã como os Gálatas estavam enfeitiçados pelo falso evangelho. Hoje no nosso Brasil não é diferente e por isso devemos assim como Paulo combatê-lo.

Esse nosso país onde CD’s e DVD’s piratas são preferíveis aos originais, onde os produtos chineses de má qualidade e contrabandeados fazem tanto sucesso, não era de se estranhar que falsos evangelhos prosperassem neste solo tão fértil. 

Mas por que o falso é tão atraente e o verdadeiro é tão repulsivo no nosso país? O falso é atraente por vários motivos um deles é que ele é permissivo. Observe que geralmente esse tipo de Evangelho não tem muitas regras. as pessoas podem vir do jeito que estão e continuar do jeito que quiserem. seu modo de vestir, seu modo de falar, seu modo de se comportar, suas gírias, nada disso precisa ser mudado. Em muitos lugares não há restrições quanto a tatuagens, quanto a bebida, quanto a danças e tudo isso atrai, pois hoje podemos estar com Jesus e com o mundo ao mesmo tempo. Não precisamos mudar de vida só de religião, quando não é esse o ensinamento Bíblico ( Rm 12.1-2). 

O evangelho manco é permissivo e barato, ele não vai de encontro às suas vontades e os seus desejos, ele não tira você da zona de conforto, a não ser quando se fala em adquirir bens materiais, aí você tem que sair do lugar onde você está, tem que aprender a dar, tem que aprender a conquistar, mas ele não te leva a sair da zona de conforto naquilo que tange a sua espiritualidade, a sua maneira de ser, o respeito que você tem que ter com o ser humano, o amor e a verdade, muito menos a santidade. Eles usam o texto de Paulo quando diz "bem aventurado o varão que não se condena naquilo que aprova" ( Rm 14.22,23) e com isso querem relativizam o pecado dizendo: "o que é pecado para mim pode não ser pecado para você". No entanto quando lemos a Bíblia de forma equilibrada entendemos que não é isso que Paulo quis dizer, pecado é pecado não importa se é para mim ou para você não existe relativização no pecado. Pecar é ofender a santidade de Deus, é errar o alvo, é deixar de fazer o que é correto, é não cumprir a palavra de Deus, é se omitir da prática do bem, é ir de encontro a vontade do nosso criador ( 1Jo 3.4; Tg 4.17). Não existe uma forma de amenizar ou relativizar o pecado. O desejo de fazer isso nasce no ego do ser humano; presunçoso ele pensa que pode interpretar a palavra de Deus ao seu próprio deleite. Saiba que uma das provas de que a bíblia realmente é a palavra de Deus é justamente o fato de que ela vai de encontro ao ego, ao erro, e a vontade do ser humano; caso ela fosse um livro comum jamais faria isso, partindo do intelecto humano ela nunca iria de encontro ao seu próprio autor, mas sendo o autor da Bíblia Deus ela não vai de encontro a ele e sim a nós e ao nosso ego ( Gl 2.20). 

O falso evangelho é atraente porque ele é permissivo e barato como falei acima. E sendo ele barato aparenta ser lucrativo. As pessoas compram produtos piratas por pensar que estão se beneficiando com o preço, no entanto a má qualidade do produto não compensa quando se coloca na balança do custo benefício. Assim também é a falsa pregação, ela nos dá ilusões que não duram por muito tempo e isso tem gerado muitas pessoas decepcionadas e frustradas achando que o evangelho é uma mentira, quando na verdade o que elas provaram foi o falso evangelho. Essas frustrações ocorrem quando as pessoas se dão conta de que a prosperidade prometida não veio, a cura não aconteceu e os problemas continuam a existir. Nesses casos quando as pessoas procuram esses líderes para questionar eles já tem uma saída pronta, eles dizem: "a sua fé não foi suficiente" ou " você deve estar em pecado" e dessa forma eles nunca se tornam responsáveis pelo fracasso de ninguém. Se eximem de responsabilidade jogando todo peso na pessoa que os procura. Dessa forma a dor, o desespero e a frustração dessas pessoas se torna ainda maior, pois elas são tomadas pelo sentimento de culpa.

O verdadeiro Evangelho não possui esse poder de atração, pois o seu convite não é para que o homem ganhe a vida, mas para que ele perca. O seu convite não é para juntar tesouros na terra, mas no céu. Ele não convoca a reis, mas a servos. Não comissiona generais, mas soldados. Ele não nos chama para ganhar o mundo, mas para negarmos a nós mesmos ( Mt 10:38).

Pr. Ross

Comentários

Postar um comentário