Alguém pode perder a salvação? Grupos arminianos e calvinistas disputam por esta resposta. Os arminianos mais moderados crêem que sim. Já os arminianos mais extremos, crêem não só que podemos perder a salvação, mas que a todo o momento se perde, nesse caso seria uma sorte que Jesus ao voltar nos encontrassem a salvos. Já os Calvinistas não crêem que se pode perder a salvação. Porém os Calvinistas mais radicais vão dizer que o salvo mesmo desviado é salvo, mesmo que se suicide tá salvo, entre outras barbáries.
Todo extremo é ruim, a Bíblia nos ensina o equilíbrio, mas é evidente que entre dois pontos totalmente contrários um deve estar certo e o outro errado. O equilíbrio de que falo é que não podemos aceitar certos extremos que a própria Bíblia não aprova.
Essa questão de perder ou não a salvação deve ser olhada de dois pontos de vista diferentes, o do homem e o de Deus. Você pode indagar dizendo que só há um ponto de vista correto, mas a própria Bíblia nos respalda a olhar nesses dois pontos de vista.
Do ponto de vista do homem se perde sim a salvação, pois quando vemos alguém se desviando achamos que a pessoa perdeu a salvação. Vemos uma pessoa que era da igreja, que praticava as mesmas obras que nós e que agora se afastou dos caminhos do Senhor. Observemos isso biblicamente olhando para a parábola do filho pródigo, em Lucas 15. O filho se afastou do pai, foi para uma terra distante. A parábola da ovelha perdida também mostra a ovelha que se afastou e se perdeu. Você acha mesmo que alguém que esteja totalmente afastado de Deus pode ser salvo?
Porém do ponto de vista do criador os salvos já estão escritos no livro da vida. Observe que na parábola da ovelha perdida, o pastor deixa as noventa e nove seguras e vai buscar a que se perdeu. Note que na parábola do filho Pródigo mesmo ele longe, mas o pai aguardava de braços abertos o seu retorno. Ele aguarda porque ele já sabe que o filho vai retornar. Aliás ele já sabe quais são filhos e quais não são, quais retornarão e quais continuarão no pecado até o fim de suas vidas e receberão o castigo eterno. Percebe porque do ponto de vista de Deus ninguém perde a salvação? Se você é Arminiano vai crer que Deus já sabe o fim, se você é Calvinista vai crer que Deus já decretou o fim. Mas de uma forma ou de outra Deus já tem a lista dos salvos desde a eternidade. Para Deus não há perca nessa lista. O filho foi Pródigo, mas não deixou de ser filho, pois o pai já sabia do seu retorno.
Eu creio que aqueles que tem a salvação de fato podem passar por momentos difíceis, podem até se afastar do pai por um momento, mas eles retornam, pois o pai os atrai para Cristo novamente, pois o pai vai em busca da ovelha desgarrada. Veja as palavras de Cristo:
"Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." ( Jo 6.37-39)
Primeiro perceba que é pai que dá os crentes a Cristo. Segundo, Jesus não lança nenhum fora. Terceiro a vontade de Deus é que nenhum dos que ele deu a Cristo se perca. Eu pergunto: acaso os planos de Deus podem ser frustrados? Jó 42.2 diz que não e eu não ousaria dizer o contrário.
Resumindo tudo que falei a suma é esta que do ponto de vista humano vemos pessoas caindo da graça e perdendo a salvação, mas do ponto de vista soberano de Deus quando ele olha para cada ser humano ele já vê o salvo e o não salvo independente do seu estado atual, pois ele vê o fim mesmo estando no começo.
Paulista, PE 18/01/2020
Pr. Ross
Comentários
Postar um comentário