18. Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
19. A própria natureza criada aguarda, com vívido anseio, que os filhos de Deus sejam revelados.
20. Porquanto a criação foi submetida à inutilidade, não por sua livre escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou,
21. na esperança de que também a própria natureza criada será libertada do cativeiro da degeneração em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade outorgada aos filhos de Deus.
22. Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto.
23. E não somente ela, mas igualmente nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa, por nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.
24. Porquanto, precisamente nessa esperança fomos salvos. Contudo, esperança que se vê não é esperança; pois como pode alguém anelar por aquilo que está vendo?
25. Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos.
26. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras.
27. E aquele que sonda os corações conhece perfeitamente qual é a intenção do Espírito; porquanto, o Espírito suplica pelos santos em conformidade com a vontade de Deus.
(Romanos, 8)
O Apóstolo Paulo nos fala nesses textos sobre os " gemidos da esperança ", gemidos não de dor ou angústia natural, mais gemidos espirituais que anseiam ardentemente a glorificação dos filhos de Deus!
Primeiro ele exorta no verso 18 que o povo de Deus que " esta absolutamente convencidos" que a gloria futura é incomparável com qualquer problema que viemos a passar nesta terra! Esta convencido assim como o Apóstolo Paulo está, não é uma tarefa das mais simples. Requer total confiança na promessa de vida eterna feita por Jesus, requer perseverança que aquele que começou a boa obra em nossas vidas é poderoso para aperfeiçoa-la(Filip.1). Vamos refletir nessa pergunta: " o que levava todos os mártires a não negar sua fé, ainda que diante da sua própria morte ou de sua Família?" Era o fato de estavarem convencidos completamente que o melhor estava por vir apos a sua morte! Sabiam pra onde iriam pois o próprio Rei dos reis tinha ja preparado moradas para os que creem nessa promessa (João 14). E então depois dessa introdução entramos no :
GEMIDOS DA CRIAÇÃO
Do verso 19-22 o Apóstolo nos fala a respeito dos gemidos da criação de Deus ou seja a natureza propriamente( céus, terra, mar, matas e etc.), e são gemidos de esperança na revelação dos filhos de Deus, pois a terra foi amaldiçoada por causa do pecado de Adão (Gn 3:17). A criação submetida a inutilidade e não por sua escolha mais por causa do pecado do homem. Ela se encontra em um cativeiro gemendo, aflita para a volta de Cristo e consequentemente a glorificação dos filhos de Deus! Esses fenômenos que ocorrem na natureza como : maremotos, terremotos, erupções, tufões, tornados e tantas outras são o resultado do cativeiro em que a natureza se encontra no momento, reflita-mos nisso: " como age algo que esta preso sem ter culpa alguma?" Por certo que com agressividade e é por isso que acontece os fenômenos na natureza que tanto conhecemos. É por essa razão que a natureza anseia ardentemente a glorificação dos filhos de Deus, para que ela possa efim ser livre de seu cativeiro que foi submetida sem que pudesse dizer não.
O segundo gemido dito pelo o Apóstolo é do eleitos, dos filhos de Deus, os que as primícias do Espírito Santo conforme ele escreve no verso 23. Nós filhos de Deus temos esse gemido de esperança que a redenção do nosso corpo, a esperança de se cumprir a promessa feita por Jesus no capítulo 14 de Joao, onde ele afirma que foi preparar moradas para nós, que virá nos buscar para viver a vida eterna! Imagine que esta chegando o dia em que toda lágrima, dor, tristeza e todos aqueles sentimos que muitas vezes nos levam para longe de Deus irão ser expurgados para sempre de dentro de nós. Imagine ter um corpo onde a corrupção do mundo não irá mais nos contaminar, pois teremos um corpo incorruptível, igual ao de Jesus. Por isso meus irmãos que gememos nessa esperança, pois cada minuto que se passa aqui chega mais perto o dia da nossa grande Vitória, a volta de Cristo. Nosso irmão em Cristo nos lembra que essa nossa esperança é invisível e não algo que contemplamos com nossos olhos físicos, pois nao faz sentido alguém esperar por algo que está as suas vistas. Nossa esperança é vista apenas com olhos espirituais, apenas temos a promessa de vida eterna feita a mais dois mil anos, mais que é mas certa do que as que nossos olhos matérias enxergam pois quem fez a promessa é fiel para compri-la e irá! Então com paciência aguardamos esse tão grande dia que vem raindo até la gememos com essa esperança.
E por ultimo diz o Apóstolo que tb o Espírito santo intercede por nós, já que nem orar corretamente sabemos e faz essa intercessão com gemidos acima da nossa compreensão, porém Deus sabe bem qual a intercessão do Espírito Santo por nós. Através das palavras do Apóstolo Paulo entendemos que assim como a criação, os filhos de Deus, tb o Espírito Santo geme pelo cumprimento da promessa de vida eterna, da redenção do nosso corpo, para que seu trabalho no plano de Deus se complete.
E finalizando igreja do Senhor Jesus, continuemos com nossos gemidos de esperança até que chegue aquele grande dia que efim a morte vai tragada, onde veremos novos ceus e nova terra, onde iremos ouvir do nosso Senhor Jesus: " entrai benditos do meu Pai, para o gozo eterno ". E sobre essas promessas é que prossigamos mais e mais para o alvo e com paciência aguardamos sabendo que o melhor estava por vir!
Fiquem na paz.
Comentários
Postar um comentário