PORQUE DEUS NÃO FAZ NADA POR MIM? A mentira do Sincretismo Religioso

Porque Deus não faz nada por mim?

Abaixo o Link da mensagem em vídeo:

https://youtu.be/sjitiq-1mIo


Texto principal: MT 19:27


Introdução:


Quem lembra da passagem do jovem Rico? Jesus pede a este homem que deixe toda sua riqueza para os pobres para que ele possa adquirir tesouro no céu, possuir a vida eterna e o seguir. O que ele faz? Baixa a cabeça e sai triste da presença de Jesus ( MT 19:16-22).


As pessoas esperam um Deus que lhes acrescente e não que ele tire nada da sua vida. Muitas pessoas após entrar na vida cristã e se deparar com a realidade ficam se perguntando: porque Deus não faz nada por mim por? Porque a minha vida não está boa como me disseram que seria? O que acontece que eu não consigo prosperar? 


Voltando ao texto, logo em seguida a saída do Jovem Rico, Jesus diz aos discípulos que é mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no reino de Deus. os discípulos se assustaram com esta afirmação e perguntam a Jesus: quem então poderá salvar-se? Jesus lhes responde: ao homem parece impossível, mas nada é impossível a Deus (MT 19:23-26).


Após esta afirmação de Jesus Pedro faz a pergunta que é o centro da nossa conversa hoje. Pedro pergunta a Jesus: "eis que nós deixamos tudo e te seguimos que receberemos?" ( MT 19:27). Em outras palavras Pedro estava indagando: o que o senhor vai fazer por mim? olha eu fiz muito pelo senhor, deixei minha casa, minha família, meu emprego e o senhor o que vai fazer por mim?


Talvez você esteja passando por esse dilema, você entrou na igreja, deixou seus vícios, se afastou de amigos que te faziam pecar, abandonou os prazeres do mundo, deixou os ganhos ilícitos, e tem se esforçado para viver uma vida santa e digna.


Mas aí acontece que algumas coisas tem dado errado na sua vida, suas finanças não estão indo bem. Sua vida amorosa ta definhando a cada dia. É o emprego que você não consegue, é a casa própria que não chega, e é quando passamos por muitos problemas que pode surgir essa pergunta: e nós o que receberemos? ou o que Deus vai fazer por mim? ou pior ainda porque Deus não faz nada por mim?


É uma questão muito complexa. Esse é um ponto crítico que a maioria dos evangélicos em algum momento da sua vida tem que encarar. É um momento pelo qual a sua cabeça entra em parafuso e daí só tem duas alternativas: ou você enfrenta esse dilema e encontra a solução, ou você abandona a fé como aquele Jovem Rico, pois chega à conclusão que essa fé não serve para você, pois você precisa de um Deus que faça algo por você. 


Baseado na pergunta tema da nossa mensagem: "porque Deus não faz nada por mim?" Levantarei aqui duas questões para responder a esse dilema e através dessas duas perguntas vamos encontrar a solução:


A primeira é: 'porque nós nos fazemos essa pergunta?'

Esse ponto será o mais longo da nossa conversa, pois abordaremos as raízes da questão.

A segunda é: 'qual a pergunta que deveríamos fazer em vez dessa?'

Essa será a nossa pergunta de conclusão um ponto mais curto que fechará o assunto nos trazendo luz do que é a realidade e do que realmente importa.


Agora ou você foge da questão como Jovem Rico, ou você faz como os discípulos e deixa Jesus responder através da sua palavra, acabando de vez com esse dilema.


  1. Porque nos fazemos essa pergunta?


Porque Deus não faz nada por mim? A verdade é que nos fazemos essa pergunta simplesmente porque somos induzidos ao erro e sendo induzidos nós olhamos as coisas por perspectivas erradas. E como somos induzidos? Somos induzidos por tradições erradas, por ensinos errados, pela nossa própria cobiça, e pelo nosso opositor o diabo.


  1. Tradições Erradas


A maioria de nós que hoje somos evangélicos antes éramos católicos romanos. No romanismo fomos ensinados a fazer promessas aos santos em troca de uma benção. Pessoas prometem subir de joelho em escadarias, acender velas pedindo um favor, fazer novena e tantas outras coisas. Muitas dessas tradições foram transferidas do catolicismo para o protestantismo. Hoje vemos pessoas prometendo a Deus culto de ação de Graça em troca de uma benção, outras jejum, outras fazem campanhas de 7 semanas e muito mais.


 As tradições católicas romanas só mudaram de forma, mas continuam muito fortes no protestantismo brasileiro. 

Por que as pessoas sem perceber vão trocando as coisas e fazendo sincretismo religioso? Porque não leem a Bíblia e não compreendem o evangelho. Jesus prometeu ao Jovem Rico um tesouro no céu e logo os discípulos perguntaram: "e nós ganhamos o que?" Eles não tinham entendido nada e estavam olhando pelo ângulo errado.


  1. Ensinos Errados


Uma outra religião que é muito forte no nosso país é a religião de matriz africana, popularmente conhecida como macumba, ou candomblé. muitas pessoas nesse país foram convertidas do candomblé para o evangelho e como é costume do brasileiro misturar tudo também misturamos os conceitos dessas religiões com o evangelho.

Você acha um absurdo o que eu tô falando? Eu digo a você que absurdo mesmo é sal grosso em cultos evangélicos, Rosa ungida, amuletos e outros adereços do culto afro que foram introduzidos no evangelicalismo Brasileiro. Até mesmo danças e manifestações ditas espirituais, muito parecidas com culto afro, foram introduzidas nas igrejas e isso sim é um absurdo.

Mas o problema maior é a raiz dos conceitos errados que temos sobre Deus. O culto afro tem um costume de fazer sacrifícios para se obter o favor dos orixás, isso é muito parecido com o que se prega hoje em muitas igrejas, onde os fiéis são levados a pagar caro numa campanha, ou ofertar em troca de algum objeto que trará bênçãos para o seu lar.

Tomemos cuidado meus irmãos o nosso Deus não é assim, ele não aceita barganhas.

Os discípulos achavam que por ter deixado tudo mereciam receber algo em troca (v. 27). Jesus lhes responde com uma mensagem apocalíptica mostrando para eles que a verdadeira recompensa está nos céus ( v. 28-29) e também dá a eles um alerta: "que os últimos serão os primeiros" ( v. 30).

Alguém poderia perguntar como assim os últimos serão os primeiros? Jesus respondeu isso aos seus discípulos com uma parábola logo em seguida no capítulo 20. Jesus conta a parábola dos trabalhadores, onde sabemos que os trabalhadores que iniciaram sua labuta na vinha por último foram os primeiros a receber a paga, e ganharam o mesmo valor dos que começaram primeiro.

Uma clara demonstração de que a bênção, ou a chamada recompensa pelo trabalho, pertence ao senhor e não cabe a nós dizer a ele o que deve ou não ser feito. 

Os que trabalharam mais receberam o combinado, mas reclamaram pois os que trabalharam menos receberam igual. O senhor da vinha responde: "não é lícito fazer o que quiser do que é meu?" ( MT 20:14-15). O Evangelho nos ensina a orar, a pedir, mas nunca fazer trocas com Deus ou reclamar de Deus por algo que eu acho que merecia e ele não me deu.


  1. Cobiça


Somos também induzidos pela nossa própria cobiça. Pedro viu o milagre que Jesus fez no mar da Galileia, a pesca maravilhosa, e depois ouviu apenas o chamado de Jesus e o seguiu ( Mt 4:18-20). Jesus não prometeu nada para ele, mas para o jovem rico Jesus prometeu um tesouro no céu e logo em seguida faz o mesmo chamado: "vem e me segue" ( Mt 19:21). Aquilo provavelmente aguçou a cobiça de Pedro que não deixou para depois a sua pergunta ( Mt 19:27). É como se ele dissesse: "caso aquele jovem deixasse a riqueza e a ganhar um tesouro no céu e nós que deixamos tudo? por que o senhor não prometeu nada para nós?".

Temos que ter cuidado com a cobiça. Não é pecado desejar algo, mas é pecado não estar bem com o que já temos. Os discípulos já tinham Jesus com eles e a promessa de vida eterna o que mais eles queriam? A verdade é que quando permitimos que a cobiça tome conta do nosso coração deixamos de aproveitar o que temos e ficamos aprisionados nos martirizando pelo que poderíamos ter.

O apóstolo Paulo disse: "se tivermos o que comer e o que vestir estejamos contentes" ( 1 Tm 6:8) e este ensino claramente concorda com Mateus 6:19-34. Voltando a resposta de Jesus na parábola dos trabalhadores, vemos os primeiros estagnados em vez de ir embora aproveitar as benesses do seu salário( Mt 20:11-13). Ao ponto de receber um chega para lá do patrão que disse: "toma o que é teu e retira-te" ( Mt 20:14).

Não deixemos que as falsas expectativas geradas pela cobiça nos induza, vamos aprender que Deus tem seus motivos e que talvez não estaremos salvos se mais alguma coisa tivéssemos ( Mt 19:23-24).




  1. O Diabo


E nós não podemos esquecer que o diabo também nos induz ao erro. Lembre-se que ele tentou induzir Jesus, imagine a nós.

Essa figura asqueiroza chamada Satanás muitas vezes nos mostra um quadro diferente do real e nós acreditamos nele. As coisas estão difíceis para mim e logo se aproveitando das erradas tradições, dos ensinos errados, e da minha própria cobiça, o diabo lança dúvida na minha mente: "porque Deus não faz nada por você?"

Ele também lança a falsa impressão de que quando deixamos o mundo estamos fazendo algo por Deus, mas não se iluda quando deixamos o mundo e os prazeres dessa vida na verdade não estamos fazendo nada por Deus, foi Deus que fez isso por nós. no verso 25 do capítulo 19 os discípulos perguntam quem poderá pois salvar-se e Jesus responde no versículo 26: "aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." 


Meu irmão, nós saímos do mundo não porque somos fortes e conscientes, mas por que o chamado de Jesus é forte na nossa vida e por que o espírito santo agiu nos nossos corações e nos convencer do pecado, da justiça, e do juízo. É impossível ao homem se salvar, mas para Deus nada é impossível. Não vem de nós para não nos gloriaremos mas é dom de Deus ( Ef 2:8).

Então meus irmãos, não deixemos o diabo nos iludir, achar que Deus não faz nada por nós quando ele já fez tudo por nós, inclusive nos tirou desse mundo de ilusão e nos livrou da condenação eterna.


Por fim vamos a pergunta que nos servirá de conclusão hoje:


  1. Qual a pergunta que deveríamos fazer para Deus em vez dessa?


Já sabemos que é errado dizer que Deus não faz nada por nós. essa pergunta ofende o caráter e a obra de Deus então qual pergunta devemos colocar no lugar dessa?

Já que nós não temos essa resposta dos apóstolos, pois com a continuação dos capítulos veremos que eles só entenderam a questão após a descida do Espírito Santo, fui buscar então de Davi homem segundo o coração de Deus. 

Em vez de Davi perguntar porque Deus não faz nada por mim Davi perguntou: "Que darei eu por todos os benefícios que o senhor tem me feito?"( Sl 116:12)


A pergunta de Davi demonstra o coração grato que devemos ter e um coração grato reconhece os feitos do senhor nos mínimos detalhes.


Um coração grato reconhece: não é Deus que tem que fazer por mim, pois ele já fez, mas eu. O que darei eu ao Senhor?


Um coração grato reconhece: se temos algo foi a benção do senhor, se não temos algo foi o livramento do senhor e o livramento também é uma benção!


Um coração grato reconhece: Deus não precisa fazer nada por mim, pois mesmo sem merecer ele me deu a maior das bênçãos a salvação a vida eterna!


Seja grato, Jesus na Cruz é tudo! 

Aleluia!





Comentários